Diretor médico do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o cardiologista André Durães participou, neste mês, do projeto Global Burden Disease (GBD). A ação, coordenada pelo The Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), aconteceu no mesmo período em que o gestor foi coautor de sete publicações no ‘The Lancet’, um dos periódicos mais relevantes do mundo.
O IHME é um centro independente de pesquisa em saúde da UW Medicine, parte da Universidade de Washington, que fornece medidas rigorosas e comparáveis dos problemas de saúde mais importantes do mundo e avalia as estratégias usadas para resolvê-los. A instituição disponibiliza essas informações gratuitamente para que os formuladores de políticas tenham as evidências de que precisam para tomar decisões informadas sobre como alocar recursos para melhorar a saúde da população.
Já o GBD conta com o patrocínio de Bill e Melinda Gates. Em 2018, o projeto gerou diversas publicações em revistas científicas de elevada importância.
André Rodrigues Durães é graduado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e doutor pela mesma instituição, onde atua como professor assistente. É um dos responsáveis pelo programa de transplantes de órgãos do Hospital Geral Roberto Santos.