Estreitar ainda mais os laços entre a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) afim de minimizar os estragos feitos pela chuva na capital baiana. Esse foi um dos objetivos da visita do diretor do Cemaden Osvaldo Luiz Leal de Moraes ao diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho.
“Vamos atuar em conjunto nas ações de monitoramento e alerta. Construindo assim uma ponte entre a ciência e a ação de resposta, colocando o Cemaden como órgão de apoio para a nova Codesal”, destaca Osvaldo Moraes. De acordo com ele, o Sistema de Proteção e Defesa Civil deve ser mais fortalecido, mas para isso depende de como a sociedade de estrutura e se fortalece.
Alvaro da Silveira Filho também destacou a importância da parceria. “Como isso queremos diminuir muito a fragilidade do sistema e dar mais apoio aos soteropolitanos no quesito proteção civil. Todas as nossa atividades envolve as comunidades e queremos que os cidadãos participem mais efetivamente de tudo que fazemos”.
O encontro que aconteceu na sede da Codesal teve ainda a participação do chefe do gestor do núcleo de tecnologia e informática da Codesal, Reginaldo Araújo e do subcoordenador de monitoramento do clima e sistemas de alerta da Codesal, Ricardo Rodrigues.