O Prefeito ACM Neto promulgou a lei que institui o dia 7 de novembro como o Dia Municipal das Pessoas com Paralisia Cerebral. O projeto de lei no 18/2016 de autoria do vereador Orlando Palhinha (DEM), foi aprovado na Câmara Municipal em março desse ano.
Paralisia cerebral ou encefalopatia crônica não progressiva é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais. Acontece durante a gestação, no momento do parto ou após o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do cérebro da criança. Pode haver o comprometimento mental, motor, auditivo, visual, de linguagem e de comportamento, a depender da lesão.
Segundo Palhinha, o autor do projeto de lei, decretar uma data como essa é muito importante para destinar toda a atenção possível ao tema, devido à sua relevância social. “Quando mais difundidas as informações sobre esse estado patológico, mais a sociedade entenderá a importância do diagnóstico correto e dos tratamentos adequados necessários para as pessoas nesse quadro” ressaltou o edil.
A partir de agora, esta data será lembrada pela Câmara Municipal de Salvador, todos os anos, sempre na primeira Sessão Ordinária que antecipar a o dia 7 de novembro.