No dia 04 de outubro é comemorado o dia dos animais, e para celebrar a data o deputado estadual Marcell Moraes (PV) promove na sexta-feira, dia 2, uma sessão especial na Assembleia Legislativa, a partir das 9h30. O encontro terá a participação de protetores de todo o estado da Bahia. “O dia 4 de outubro é a data de falecimento de São Francisco de Assis, e nada mais justo que homenagear todos aqueles que lutam em defesa dos animais. Também é importante que nesse dia a gente chame atenção para a necessidade de leis mais duras para punir aqueles que ainda maltratam os animais, independente da espécie”, disse o deputado.
Em 2015 o deputado Marcell Moraes esteve a frente de diversas manifestações contra o crime de maus-tratos a animais. Entre as principais lutas do parlamentar está o fechamento do Jardim Zoológico de Salvador. “Nós possuímos um modelo de zoológico arcaico. A situação do parque aqui da capital é lastimável. Os animais estão numa prisão perpétua sem ter cometido crime algum. Eu já cobrei do governador do estado que cuide melhor do quintal de sua própria casa. São crianças alimentando animais, servidores irritando e provocando os animais, além de maus-tratos como manter um animal de hábito noturno acordado o dia inteiro durante o horário de visitação”, critica Marcell.
Desde quando era vereador, Marcell foi responsável por criar projetos que incentivem a guarda responsável, e o controle populacional dos cães e gatos de rua. Agora, como deputado, já protocolou projetos de indicação como o que cria a Delegacia de Proteção aos Animais no Estado da Bahia para que sejam registrados e investigados casos de maus tratos a animais; o que cria a Unidade de Esterilização Móvel (Castramóvel) em toda a Bahia; e ainda o que cria o Cemitério Público para animais em todo Estado da Bahia. “Esses são apenas alguns projetos que provam que luto por melhores condições de vida dos nossos animais, pensando também na saúde da população. Continuarei lutando, incansavelmente, e com a ajuda de todos seremos mais conscientes das obrigações que temos com os animais”, afirma o parlamentar.