Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

O cidadão da capital baiana teve a oportunidade de atualizar seu esquema vacinal no sábado (19), através do Dia D da vacinação. A mobilização da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou 49 salas de vacina, um ponto fixo e dois drive-thrus – localizados, respectivamente, na Ferreira Costa (Avenida Paralela), no 5º Centro de Saúde (Barris) e no Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) – para a imunização contra a Covid-19, a Influenza, bem como para a estratégia multivacinação. Somente em relação à vacinação Covid-19, mais de 9,5 mil pessoas buscaram a proteção contra o coronavírus.

Fabiana Patriarca, bióloga de 46 anos, se dirigiu ao 5º Centro de Saúde, nos Barris, para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. “Meu atraso ocorreu porque engravidei durante a pandemia. E aproveitei a chance de vir agora para reforçar minha proteção e de minha família, sobretudo diante da possibilidade de um novo aumento das contaminações”, justificou.

Embora Salvador não tenha registro da nova variante da Ômicron BQ.1 e, no último mês, tenha apresentado o menor número de casos durante toda a pandemia, com 48 ocorrências (o que representa redução de 74% na comparação com setembro, quando houve 185 notificações), a SMS contabiliza 750 mil faltosos da 4ª dose adulto contra a Covid-19, 573 mil para a 3ª dose e 224 mil para a 2ª dose. Em relação aos menores, os ausentes somam 17 mil indivíduos com 12 anos ou mais; 24,8 mil entre 5 e 11 anos e 34,7 mil com 3 e 4 anos.

A 5ª dose de reforço segue exclusiva para imunossuprimidos, inclusive grávidas e puérperas com 18 anos ou mais, sendo necessário para seu acesso ter o nome na lista do site da SMS, (www.saude.salvador.ba.gov.br). Imunossuprimidos com 12 anos de idade ou mais podem receber a 4ª dose mediante os mesmos critérios.

O Dia D contemplou ainda a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “Liberou Geral”. Mesmo quem não reside em Salvador ou não tenha tomado as doses anteriores na cidade teve direito à imunização, desde que tivesse o Cartão SUS vinculado a algum município da Bahia.

A vacinação também prosseguiu para pessoas com 18 anos ou mais imunizadas com a Janssen no esquema primário. Conforme a Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, todos os indivíduos com idade entre 18 e 39 anos, que receberam como esquema primário a Janssen (dose única), estão orientados a receber um segundo reforço; e todos os indivíduos de 40 anos ou mais estão orientados a receber um terceiro reforço.

Já a vacinação contra a gripe é acessível para pessoas com idade a partir de seis meses. Para a multivacinação, o objetivo do executivo municipal é atualizar a caderneta das crianças, adolescentes e adultos, disponibilizando todos os imunizantes do calendário básico de vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like