Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Salvador será palco do Dia D contra o Aedes aegypti neste sábado (13). A abertura oficial acontece a partir das 8h, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, com as presenças do ministro da Saúde, Marcelo Castro; do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, e dos comandantes das Forças Armadas na Bahia.

Entre 8h e 13h, cerca de 3 mil profissionais entre militares e agentes municipais de saúde farão uma grande ação educativa com distribuição de folhetos e orientação à população sobre como evitar a proliferação do inseto, simultaneamente, em quase 80 localidades da cidade. Os detalhes das ações estratégicas foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (12), pelo secretário Rodrigues Alves e pelos comandantes das Forças Armadas na Bahia.

“Estaremos motivando e explicando a população sobre a importância de combater o Aedes aegypti. Visitaremos residências e estaremos em pontos de grande circulação como a rodoviária, Mercado Modelo e Pelourinho, distribuindo panfletos informativos no intuito de conclamar a população para somar forças conosco na luta contra o mosquito”, esclareceu o comandante da 6ª Região Militar, general Artur Costa Moura.

Prosseguimento da ação – Já entre os dias 15 a 18 de fevereiro, cerca de 2 mil militares do Exército, Marinha e Força Aérea percorrerão sob a supervisão dos agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) todos os bairros da capital, no intuito de identificar e eliminar os criadouros do vetor. Nessa mobilização, os profissionais intensificarão o trabalho de abertura de imóveis fechados e/ou abandonados para detecção de possíveis criadouros e focos do inseto.

Para viabilizar a ação, os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Salvador prestaram todo o suporte técnico teórico e prático para que os militares possam realizar o trabalho de controle do mosquito. A iniciativa também engloba orientações à população sobre a prevenção de novos focos. As capacitações foram iniciadas antes do carnaval.

“Temos uma situação em Salvador que é muito específica de alguns bairros. São casas que temos visitado, mas que nunca conseguimos ter acesso a seus proprietários para que possamos fazer um serviço mais efetivo. Ao longo do último mês, deixamos avisos embaixo das portas dessas residências com o contato telefônico para que os responsáveis pudessem agendar a visita do agente de endemias. Nos casos em que não tivemos retorno, vamos intensificar na próxima semana a abertura forçada desses locais para realização da limpeza da área”, explicou o secretário Rodrigues Alves.

O secretário salientou ainda que qualquer cidadão pode solicitar uma visita dos profissionais do Centro de Controle de Zoonoses através da Central de Combate ao Aedes no telefone (71) 3202-1808. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

You may also like