Um dos destinos baianos mais procurados no verão, o município de Ilhéus, na Costa do Cacau, foi palco da campanha educativa do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) “De boa no trânsito”, no sábado (26). O grupo de conscientização do órgão percorreu o Centro Histórico e o Pontal, mostrando a moradores e turistas como funciona o bafômetro e quais as punições para quem dirige sob o efeito de álcool. O grupo estava acompanhado de bailarinos que apresentaram a coreografia da campanha, alertando sobre a importância do respeito à Lei Seca.
O professor de educação física Nelito Santos, 25 anos, que bebia com amigos em um bar do Pontal, ficou surpreso com o teste do bafômetro. ” Não sabia que tinha bebido tanto. Ainda bem que não estou dirigindo hoje. Essa campanha é muito válida e o Detran está de parabéns “, declarou. O teste de Nelito registrou 0,40 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Se fosse flagrado em uma blitz, teria cometido crime de trânsito, que prevê a suspensão do direito de dirigir, multa no valor de R$ 1.915, 40 e pena de até três anos de detenção.
O coordenador das ações educativas do Detran em Ilhéus, Edvaldo Pinho, fez um alerta aos condutores. “Nessa primeira etapa, o bafômetro teve caráter educativo, mas vamos realizar blitzes de alcoolemia em Ilhéus e outras cidades do litoral baiano, para prevenir acidentes no verão”.
ASCOM DETRAN