Atuando como agente de trânsito há sete anos em Salvador, Adilson Cerqueira dos Reis, 41, nunca teve acesso a um curso de qualificação para enfrentar os problemas diários no tráfego com mais segurança.
Adilson está entre os 35 profissionais da Transalvador que iniciaram, nesta segunda-feira (23), o curso de capacitação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), para a condução de veículos de emergência. “Trabalho em situações de risco e esse curso terá uma utilidade ímpar para mim, pois diariamente atendo ocorrências e preciso chegar ao local do acidente em poucos minutos, para desobstruir a via e liberar o trânsito, evitando transtornos para a população”, relatou o agente.
O curso é gratuito e os participantes recebem todo o material didático. São oferecidas 50 horas de aulas teóricas, que incluem as disciplinas de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e cidadania, e 10 horas de testes práticos.
Este ano, o Detran já capacitou 90 agentes da Transalvador para atuação em blitzes. No total, 550 servidores municipais serão preparados pelo órgão estadual. “É importante para o trânsito de Salvador ter profissionais qualificados e atuantes. Ajuda a diminuir os congestionamentos, inibe as infrações e reduz o número de acidentes. O nosso principal objetivo é preservar vidas”, afirmou o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar.
Outras ações
O Detran deu início também nesta segunda-feira, aos cursos de capacitação para agentes de trânsito de Serrinha, Conceição do Coité e Santa Luz; para taxistas de Porto Seguro; e mototaxistas de Salvador e Senhor do Bonfim. O órgão oferece ainda o curso para a primeira habilitação, no bairro de Mussurunga, na capital.