Órgão deixa legado para que agentes possam transformar o trânsito em um ambiente mais seguro
Educação. Esse é o maior legado da Semana Nacional de Trânsito, que começou na última segunda-feira (18) e acabou na segunda-feira no Dia Nacional de Trânsito (25). As ações realizadas pelo Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) ficam como aprendizado para serem multiplicadas, diariamente, para condutores, pedestres, ciclistas e todos aqueles que promovem políticas públicas para um trânsito melhor e mais seguro.
Durante toda a semana foram realizadas atividades com abrangência desde o público infantil – com o Programa “Ovinhos do Trânsito” – até peça teatral que movimentou profissionais da saúde e pacientes da Rede Sarah, com a obra “O céu já tem anjos demais”. Além disso, diversas blitzes educativas foram realizadas em todo o Estado e, como parte da programação, a campanha “Não seja um monstro no trânsito”. No processo de inclusão social, o Detran entregou para a junta médica do órgão dois simuladores de trânsito que vão proporcionar um melhor diagnóstico para as pessoas com deficiência que buscam tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para que alcançasse essa abrangência, o departamento focou as atividades nos mais diversos públicos. “A nossa proposta é que todos sejam multiplicadores das boas práticas. Plantamos essas sementes nos diversos setores para colhermos, durante todo o ano, os frutos de um trânsito mais seguro, um trânsito focado na vida. As nossas crianças têm papel fundamental nesse processo. Por isso o investimento na educação do público infantil e com aqueles que estão sendo atendidos pelo sistema de saúde, que ficaram com alguma sequela relacionada aos sinistros de trânsito”, pontuou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
Também a estrutura gigante do ‘Monstro’ instalada pelo Departamento no início do mês na Avenida Paralela, e que terá exposição por mais tempo, atrai a atenção e amplia a conscientização de milhares de pessoas que utilizam a via.
Programa Ovinhos e simuladores
Com uma série de seis filmes educativos, de forma lúdica e divertida, o programa “Ovinhos no trânsito” traz um conteúdo sobre segurança no trânsito pensado através do olhar da criança e que também funciona como instrumento de reflexão e aprendizado para os pais/responsáveis. Os vídeos também ficam disponíveis nas redes sociais e site do Detran (www.detran.ba.gov.br).
O programa gratuito ficou disponível de forma presencial em um dos shoppings da capital baiana com todos ingressos esgotados e a proposta é que percorra cidades do interior da Bahia.
O processo de inclusão do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) passa agora a contar com novas importantes ferramentas. Dois simuladores foram adquiridos pelo departamento, através de parceria celebrada com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). A iniciativa aperfeiçoa procedimentos para a avaliação do candidato à obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para pessoas com deficiência. Todas as iniciativas têm o objetivo de tornar o trânsito um lugar mais seguro para todos.