Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (23) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi marcada por discursos que trataram de temas como meio ambiente, segurança pública e saúde.

Capitão Alden (PSL) questionou, mais uma vez, a falta de debate sobre o Projeto de Lei (PL nº23.510/2019) enviado pelo Executivo, em regime de urgência, que institui o Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP) e cria o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (CONESP). Para o deputado, “a proposta, por sua envergadura, deveria passar, primeiro, pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Casa”.

José de Arimateia (Republicanos) registrou que representou a Casa, enquanto presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, em audiência pública na Câmara Municipal de Itabuna, dia 19/09, que discutiu a situação da saúde da cidade. Segundo ele, chegaram ao seu gabinete informações sobre número elevado de óbitos, 130 mortes apenas no mês de julho, no Hospital de Base de Itabuna. O republicano prometeu concluir relatório da visita, que constatou, entre outros problemas, o fechamento de 38 leitos de enfermagem e duas salas de cirurgia desativadas.

Tiago Correia (PSDB) parabenizou a cientista baiana Anna Luisa Beserra, da Universidade Federal da Bahia, pelo prêmio Jovens Campeões da Terra, da Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente. A invenção da empreendedora de 21 anos, destacou o parlamentar, é um filtro que purifica a água usando apenas a luz solar. “É a primeira vez que uma brasileira recebe o prêmio”, ressaltou o tucano.

O deputado Pastor Tom (PSL) levou ao plenário seu apelo por mais segurança na cidade de Feira de Santana, onde um delegado Gesta Dermeval Costa Santos foi morto por assaltantes em um latrocínio, roubo seguido de morte. O parlamentar pediu que o governo estadual direcione maior atenção à segurança pública do município. Em seguida, o deputado Euclides Fernandes (PDT) reagiu às declarações do deputado Pastor Tom e afirmou que o governador Rui Costa (PT) tem obtido “excelente desempenho frente a gestão do Estado”.

Ao utilizar seu tempo na tribuna, o deputado Jacó Lula da Silva (PT) solicitou um minuto de silêncio no plenário pela morte do ex-prefeito de Guaratinga, Manoel Porto Martins. “Ele se encontrava enfermo e veio a falecer na última quinta-feira, dia 19”, informou o petista. O minuto de silêncio foi concedido pelo deputado Tiago Correia, que dirigia os trabalhos da Mesa Diretora no momento.

Fonte: ALBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like