O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo e presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, na Assembleia Legislativa da Bahia, participou da audiência pública, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta quarta-feira (18), para tratar do valor cobrado pela Mineração Caraíba referente ao sistema de abastecimento de água, que atende cerca de 700 famílias.
Segundo o parlamentar, esta iniciativa aprovada por unanimidade na Comissão de Agricultura é fundamental para alavancar essa discussão. “A maioria das famílias beneficiadas com este sistema de abastecimento vive da agricultura familiar e a taxa cobrada pela Mineração Caraíba está acima do valor aplicado por outras empresas, bem como Embasa e Codevasf. Precisamos garantir que o valor seja justo”, disse o deputado Roberto Carlos.
O evento contou com a presença do Secretário de Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, o diretor-geral da ADAB, Oziel Oliveira, o superintendente da Codevasf, diversos deputados estaduais, além de vereadores, prefeitos, lideranças políticas e entidades que defendem o produtor rural de toda a região do Vale do São Francisco.
“Esta nossa audiência pública resultou na constituição de um comitê permanente para tratar, além deste assunto, outras pautas relacionadas ao tema, na região, com a finalidade de garantir agilidade nos processos diretamente relacionados aos nossos produtores”, afirmou o deputado Roberto Carlos.
Vale ressaltar, que a referida adutora beneficia, atualmente, os municípios de Juazeiro, Jaguarari, Uauá, Andorinha, Curaçá e Monte Santo. “Esta audiência foi proposta pelo Deputado Zó e abaraçada pelos demais da nossa comissão, por entender que é preciso definir o futuro deste sistema de abastecimento e a atual conjuntura, para não surpreender a nossa região com o corte de abastecimento de água”, concluiu o deputado Roberto Carlos.