Não é de hoje que noticiamos o crescimento da violência não só no bairro de Periperi, mas em todo o Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Na semana passada, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) divulgou dados relativos aos registros de mortes violentas ocorridos no segundo semestre de 2022.
Apesar da redução apresentada nos números oficiais, a Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) de Periperi, localizada no Subúrbio Ferroviário, teve aumento de 58,1% de mortes violentas no período, passando de 74 para 117. Relativo ao território da capital e em termos percentuais, a área perde somente para a região do Nordeste de Amaralina, que contabilizou aumento de 200%, passando 2 para 6 mortes.
É preciso deixar claro que quando se refere a Aisp de Periperi estão se referindo a 18 bairros: Plataforma, Lobato, Alto do Cabrito, Periperi, Praia Grande, São João do Cabrito, Itacaranha, Alto da Terezinha, Rio Sena, São Tomé de Paripe, Fazenda Coutos, Coutos, Nova Constituinte, Ilha de Maré, Colinas de Periperi, Ilha Amarela e Mirantes de Periperi.
Na madrugada da última quinta-feira (16) a Explosão da Agência Bancária do SANTANDER, localizada na Praça da Revolução, em uma tentativa de assalto deixou os moradores em pânico. A sensação que muitos tiveram era que suas casas estão sendo arrombadas ou desabando.
A falta de segurança tem feito muitos começarem a pensar em abandonar o bairro.
” Não é possível uma Praça como essa com dois bancos e vários comércios não ter policiamento. Essa não é a primeira vez que ocorre esse tipo de situação. Viver em Periperi hoje é viver em pânico. É viver inseguro. Vivemos no dia da explosão uma verdadeira noite de terror ” desabafou um morador do bairro que pediu que sua identidade não fosse revelada.
“As pessoas saem cedo para trabalhar ou para escola e não contam com uma viatura passando por nenhuma rua. Muitas pessoas tem seus pertences roubados e com medo, pois sabem que não vai dar em nada, não registram queixa” afirmou uma estudante.
A explosão conseguiu destruir vidros das janelas do prédio ao lado da agência bancária. Os policiais recolheram mais de 20 cápsulas de balas na rua.