No início de 2013, apenas 940 credenciais para idosos e para pessoas com deficiência haviam sido emitidas para o uso das vagas especiais em Salvador. Hoje, esse número chega a cerca 50 mil, segundo dados da Transalvador.
Segundo Fabrizzio Muller, a maior quantidade de infrações é registrada nos shoppings. “Mas as pessoas já sabem que a fiscalização chega lá e hoje há maior respeito às vagas especiais”, diz.
O superintendente afirma que a população pode denunciar, usando canais como o aplicativo NOA Cidadão/ Transalvador, que pode ser encontrado na Play Store (para sistema Android) ou na App Store (para sistema iOS). “Se a gente não puder mandar imediatamente uma equipe ao local, podemos fazer operações específicas nos pontos com maior incidência de denúncias. A denúncia é importante”, afirma ele.
Credenciais gratuitas
No aplicativo, o cidadão acessa o tópico “Estacionamento Irregular” e seleciona o tipo de infração, escolhendo o botão “Estacionamento Vagas Especiais”, e insere dados como local da infração, comentários ou foto do flagrante. O cidadão receberá o protocolo da denúncia. Outra forma de denuncia é pelo Fala Salvador, no número telefônico 156.
As credencias para usuários das vagas especiais são gratuitas e podem ser solicitadas na sede da Transalvador, no Vale dos Barris, de 2ª a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, ou das Prefeituras-bairro, das 9h às 17h. Pessoas com deficiência precisam apresentar atestado médico.
ATARDE