Por G1
A Dataprev, empresa pública responsável por identificar quem tem direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600, informou que, até o dia 24 de abril, dos 89,3 milhões de CPFs que já foram analisados e enviados à Caixa Econômica Federal, 48,5 milhões atenderam aos critérios da lei e foram considerados elegíveis para receber o benefício, ou seja, 54,3% do total.
Outros 27,2 milhões estão inelegíveis e não poderão receber o auxílio (30,5%), e 13,6 milhões (15,2%) estão classificados como inconclusivos, ou seja, precisam de complementação nos cadastros. O índice de exclusão está dentro da média de balanços anteriores divulgados pela Dataprev.
O levantamento número engloba os três grupos com direito ao auxílio: microempreendedores individuais (MEIs), contribuintes individuais (CIs) e trabalhadores informais (Grupo 1); inscritos no Cadastro Único e beneficiados pelo Programa Bolsa Família (Grupo 2); e inscritos no CadÚnico e não beneficiados pelo programa de transferência de renda (Grupo 3).
O grupo com maior índice de aprovação é de quem está no Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família – 96,5% do total. Já no grupo de quem está no Cadastro Único e não é beneficiário do Programa Bolsa Família o índice de exclusão é de 66,35% do total (veja abaixo o detalhamento).
No total, a Dataprev processou 91% de todos os requerimentos recebidos da Caixa. Até o momento, foram analisados 98 milhões de cadastros e os resultados de 89,3 milhões de CPFs já estão com o banco.
A Dataprev trabalha no processamento das informações e a homologação dos dados é realizada em conjunto com o Ministério da Cidadania. Já a Caixa efetua o pagamento, desenvolve e mantém o aplicativo, que informa o resultado processamento realizado pela Dataprev e homologado pelo Ministério da Cidadania – veja como é feita a análise dos pedidos de auxílio.
Veja abaixo o detalhamento das análises de cada grupo:
GRUPO 1 – MEIs, CIs e Informais (inscritos no aplicativo e portal Caixa)
Cadastros recebidos: 46,0 milhões
Cadastros processados: 37,3 milhões (81%)
CPFs Elegíveis: 18,5 milhões (49,59% dos processados)
CPFs Inelegíveis: 5,2 milhões (13,95% dos processados)
Inconclusivos: 13,6 milhões (36,46% dos processados)
GRUPO 2 – (Cadastro Único e beneficiários do Programa Bolsa Família)
Cadastros recebidos: 19,9 milhões
Cadastros processados: 19,9 milhões (100%)
CPFs Elegíveis: 19,2 milhões (96,5% do total)
CPFs Inelegíveis: 0,7 milhões (3,5% do total)
GRUPO 3 – (Cadastro Único e não beneficiários do Programa Bolsa Família)
Cadastros recebidos: 32,1 milhões
Cadastros processados: 32,1 milhões (100%)
CPFs Elegíveis: 10,8 milhões (33,64% do total)
CPFs Inelegíveis: 21,3 milhões (66,35% do total)
De acordo com a Caixa, as pessoas inscritas no Cadastro Único que não se enquadrem nos critérios da lei e discordem da análise podem apresentar novo pedido por meio do aplicativo e portal da Caixa. A medida também vale para os requerimentos dos trabalhadores informais.
Três remessas
A Dataprev e o Ministério da Cidadania trabalham para finalizar neste domingo (26) a análise e homologação de todos os cadastros das três remessas de pedidos recebidas da Caixa. Até a madrugada da quinta-feira (23), dos 39,3 milhões de solicitações finalizadas entre 7 e 17 de abril, 37,3 milhões foram devolvidas à instituição bancária, o que representa 95% do total recebido do período. Os requerimentos foram realizados no aplicativo e portal da Caixa e se referem ao Grupo 1, composto por informais, MEIs e contribuintes individuais.
Dos 37,3 milhões já transmitidos à Caixa, está incluído o envio, feito na quinta-feira (23), de 7 milhões dos cadastros finalizados entre 11 e 17 de abril. Essa segunda remessa foi recebida pela Dataprev no dia 18. A devolução ao banco dos 300 mil restantes está prevista para este domingo (26).
Os outros 30,3 milhões foram enviados à Caixa em quatro lotes com milhões de requerimentos, entre os dias 15 e 23 de abril. A informações são relativas aos cadastros feitos de 7 a 10 deste mês.
Neste domingo, está previsto o envio do último lote contendo o resultado de 6,7 milhões de solicitações realizadas entre os dias 18 e 22 de abril. A remessa será finalizada após três dias de análise e processamento das equipes técnicas. Os dados foram recebidos pela Dataprev na quinta-feira (23).
Até o dia 23 de abril, no total, a Dataprev recebeu 46 milhões de requerimentos da instituição bancária. Os resultados de 37,3 milhões já foram devolvidos ao banco. A estimativa dos órgãos é enviar os demais 8,7 milhões, em análise das três remessas, até o final deste domingo.
wanderley
fui aprovado dia 16 no telefone 111 diz que esta disponivel a partir do dia 17 tenho conta poupança caixa e nada 9 dias de atrazo!!!
Alex
Tb fui aprovado dia 17 pelo 111 e meu aplicativo caixa tem nao quer abri e minha conta da caixa que cadastrei nao foi depositdo os 600 do auxilio emg.
Lucycléria Baima
Fiz meu cadastro no dia 7 e até agora está em análise não sei mais o que fazer
Cleverson Martins Munhoz
Estou desesperado e meu cadastro não sai do análise,o pior não tem nem um retorno.