Salvador realiza mais um sonho com a criação do Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar) pela Prefeitura, que passa a funcionar a partir desta quinta-feira (7) na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), localizada na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio (em frente ao SIMM). A cerimônia contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da vice-prefeita Célia Sacramento e do secretário da Semps, Bruno Reis, além de outras autoridades, e englobou também a assinatura da ordem de serviço para recuperação de sete Centros de Referência e Assistência Social (Cras), de cinco campos e quadras e do Restaurante Popular, em São Tomé de Paripe.
O Cuidar inova ao disponibilizar em um só espaço acesso a serviços sociais importantes com atendimento de qualidade, como os auxílios oferecidos em situações emergenciais, Bolsa Família, Passe Livre para pessoa com deficiência, Carteira de Idoso e benefícios eventuais, além de acolhimento institucional. A ação se soma às outras iniciativas realizadas desde 2013 pela Prefeitura e na área social que, de acordo com o prefeito ACM Neto, terá investimento de R$300 milhões em 2016 por meio da Semps. “O investimento será em projetos que tem se tornado, inclusive, referência no país, a exemplo dos programas Morar Melhor e Primeiro Passo. Salvador tem batido todos os recordes históricos na área social em número de beneficiados e o Cuidar representa o nosso compromisso maior com a cidade, que é cuidar das pessoas que mais precisam”.
O secretário Bruno Reis afirmou que o Cuidar será como um SAC Social, onde as pessoas poderão buscar atendimento e orientações sobre os Cras, Creas, Centro Pop (população de rua), Cadastro Único e pré-matrícula do Pronatec. “É a concretização de um sonho hoje, que começou com o planejamento de algo que oferecesse todos os serviços sociais em um único lugar. A estimativa é de que possamos receber até 700 pessoas por dia, que serão atendidas com todo o carinho e atenção que necessitam”.
A estrutura do Cuidar conta com recepção, guichês para triagem e atendimento, salas para suporte individualizado e espaços para atividades administrativas e de coordenação. O espaço funciona no andar térreo da Semps, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Outras ações – Na mesma ocasião, o prefeito assinou ainda as ordens de serviço para reforma e recuperação de sete Cras, localizados no Bairro da Paz, Nova Esperança, Cajazeiras VIII, Liberdade, São Cristóvão, Federação e Curuzu. e de mais cinco campos e quadras, localizados em São Caetano, São Cristóvão, Boca do Rio, Resgate e Santa Cruz. Além disso, por meio de convênio com a empresa Gerdau, será feita a recuperação e ampliação do Restaurante Popular, que funciona em São Tomé de Paripe e cuja gestão passará para a Prefeitura, transformando o serviço no primeiro restaurante popular municipal.