Para você, turista, que está vindo, pela primeira vez, brincar o carnaval de Salvador, deve tomar algumas precauções para não estragar o clima da festa, por conta da perda de documentos ou objetos pessoais. A titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), delegada Maritta Souza, dá algumas dicas do que pode e do que não pode ser levado para o circuito.
“Não há necessidade, por exemplo, de levar todos os documentos, basta a cédula de identidade e, se estrangeiro em visita ao Brasil, uma xerox do passaporte. Evite muitos cartões de crédito e objetos de valor e, no bolso e bem guardado, o dinheiro suficiente para ser utilizado durante a festa”, ensinou. Recomendou o máximo de cuidado no manuseio do celular em multidões e só levar o aparelho se realmente necessário.
“Caso aconteça algum imprevisto, procure imediatamente o posto policial mais próximo”, disse Maritta, observando que, apesar de a Deltur estar localizada no Pelourinho, todos os postos da Polícia Civil estão em condições de atender o turista. “Outra coisa importante é sempre levar no bolso o cartão do hotel onde está hospedado, além de um número de telefone para contato”, ressaltou.
Ainda segundo a delegada, como em qualquer local desconhecido, o visitante deve ter atenção redobrada com locais mal iluminados, becos e áreas com pouca movimentação.
Fonte: Ascom/Natália Verena