A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista que ocorre em todo o país, nesta sexta-feira (28), fez a Globo “derrubar” sua programação matinal. “Mais Você”, “Bem Estar” e “Encontro” tiveram seus horários reduzidos e ocupados por informações sobre os atos.
Acompanhando as manifestações e as categorias que decidiram parar as atividades, o “Bom Dia Brasil” ganhou 40 minutos extras, sendo exibido até 9h30. Na sequência, Ana Maria Braga abriu seu matinal, leu o “Pensamento do Dia” e deixou o comando da atração para Sandra Annenberg. A apresentadora do “Mais Você” voltou, quase no fim do programa, e ensinou uma receita de palitinho de queijo.
A atração de bem estar e saúde também não conseguiu levar adiante as pautas preparadas, os especialistas, inclusive, estavam no estúdio, mas o assunto foi a greve geral. Em um link ao vivo, aliás, a emissora não pôde evitar os manifestantes que gritavam “Fora, Temer”.
Já o “Encontro com Fátima Bernardes” conseguiu abrir espaço para os noticiários e também seguir com o tema do dia. Sandra Annenberg, no entanto, chegou a ser chamada para atualizar as manifestações nas principais cidades do país.
Na véspera da greve, nesta quinta-feira (27), a Globo foi criticada por fazer “pouco caso” do protesto convocado por centrais sindicais. Os telejornais nacionais – “Hora Um”, “Bom Dia Brasil”, “Jornal Hoje”, “Jornal Nacional” e “Jornal da Globo” – não deram destaque à convocação, nem falaram sobre os possíveis efeitos que ela poderia causar em áreas como saúde, transporte e educação.
RD1