Através de nota pública, emitida nesta sexta-feira, dia 29, de Brasília, o Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT manifesta apoio ao projeto da Vereadora Vânia Galvão, aprovado pela Câmara Municipal de Salvador, na quarta-feira, dia 27, sobre a reestruturação dos nomes dos circuitos do Carnaval de Salvador (Campo Grande: Dodô e Osmar// Barra-Ondina: Daniela Mercury). “O reconhecimento de uma mulher bissexual, uma das percussoras do axé music, musica tipicamente baiana, além de grande protagonista no cenário musical, sempre elencando a cultura popular e história negra do estado da Bahia, se dá por todo acúmulo que a referida artista tem e de toda militância que a mesma possui na cultura e também nos direitos humanos”, diz a nota. Ainda, o conselho observa que a “o levantar contra essa mudança é um se levantar contra todo o empoderamento da população LGBT”.
Nota na íntegra:
NOTA DE APOIO À MUDANÇA DO NOME DO CIRCUITO BARRA ONDINA PARA DANIELA MERCURY
O conselho nacional de combate à discriminação LGBT, vem por meio desta nota apoiar o projeto da Vereadora Vânia Galvão que foi apresentado na câmara de vereadores de Salvador no dia 27/04, e aprovado de forma unânime, sobre a mudança do circuito Barra – Ondina do carnaval de Salvador, para circuito Daniela Mercury.
O empoderamento e reconhecimento de uma mulher bissexual, uma das percussoras do axé music, musica tipicamente baiana, além de grande protagonista no cenário musical, sempre elencando a cultura popular e histórica negra do estado da Bahia, se dá por todo acúmulo que a referida artista tem e de toda militância que a mesma possui na cultura e também nos direitos humanos.
A classe reacionária e fundamentalista da capital baiana, não tem querido aceitar uma importante decisão para o reconhecimento das personalidades LGBT, Daniela Mercury, além de ser mulher bissexual, carrega consigo, mas do que nunca, a bandeira do ativismo e a representação de diversos cidadãos e cidadãs LGBT’s, que se sentem representados de forma notória por Daniela. O levantar contra essa mudança é um se levantar contra todo o empoderamento a população LGBT.
E dessa forma, o CNCD LGBT reitifica seu apoio a Vereadora Vânia Galvão e seu projeto e a Cantora Daniela Mercury, reconhece a importância desse empoderamento e reconhece a legitimidade dessa ação.
Brasília, 29 de Abril de 2016.