Na tarde de quarta-feira (20), operários e máquinas envolvidos na implantação da Linha Azul finalizaram os serviços de escavação de um dos dois túneis que integram a Ligação Lobato/Pirajá, um passo importante para melhoria da mobilidade urbana na região do Subúrbio Ferroviário, que também envolve a construção de viadutos e vias para integrar o Subúrbio à BR-324.
Com duas faixas de trânsito por sentido, o primeiro túnel com obras de escavação concluídas funcionará no sentido Suburbana X BR-324. Esta é uma das etapas do projeto de implantação da Linha Azul, de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com execução realizada pela Conder, por meio da diretoria de Obras Estruturantes. A expectativa é que os dois túneis sejam concluídos até o fim do ano. Já a ligação entre a Avenida Suburbana e a BR-324 deve ser finalizada no segundo semestre de 2017.
De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana da Conder, Jorge Lima, equipamentos de última geração e aproximadamente 370 operários, incluindo 30 engenheiros e geólogos especialistas, participam das obras de escavação no local, que envolveu a detonação de explosivos. “Com aproximadamente 380 metros, estes túneis irão se destacar entre os existentes na capital, superando em quase 80 metros a extensão do túnel Américo Simas”, destaca.
Linha Azul
Corredor transversal à Avenida Paralela, a Linha Azul começa na Avenida Pinto de Aguiar, já duplicada, prosseguindo pela interligação em túneis com a Avenida Gal Costa, também em processo de duplicação, até o bairro da Capelinha, na zona de São Caetano.
O trecho final, na extremidade oposta, representa a Ligação Pirajá/Lobato (Avenida Suburbana), alcançando uma extensão total aproximada de 13 quilômetros. A expectativa é que as obras de finalização dos túneis, que incluem pavimentação e urbanização, sejam concluídas até o fim do ano.
SECOM