O Senado Federal vai entregar nesta quinta-feira (24/09), às 11 horas, a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill, dedicada a pessoas que tenham se destacado por suas contribuições relevantes aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil. A cerimônia ocorrerá durante sessão especial para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, no Plenário do Senado.
A Comenda foi idealizada pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Nesta primeira edição, serão premiadas seis mulheres que tiveram papel relevante na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Também a própria Dorina Nowill será homenageada in memorian, por seu trabalho junto aos deficientes visuais.
Receberão a Comenda Dorina Nowill a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é tetraplégica, foi a primeira secretária municipal da Pessoa com Deficiência em São Paulo e relatora do recém-sancionado Estatuto da Pessoa com Deficiência; a ex-deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), que é paraplégica, atual secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas e ex-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal); a socióloga Aracy Maria de Silva Lêdo, presidente da Federação Nacional das Apaes; Maria Luiza Costa Câmera, ex-membro do Comitê Internacional de Mulheres com Deficiência e presidente da ABADEF – Associação Baiana de Deficientes Físicos; e as servidoras do Senado Loni Elisete Manica, assessora parlamentar especialista em educação de pessoas com deficiência, e Solange Calmon, criadora e apresentadora do programa Inclusão, da TV Senado.