Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Começam as Conferências Estaduais de Direitos Humanos para Criança e Adolescente, Juventude e Pessoa Idosa
Começam as Conferências Estaduais de Direitos Humanos para Criança e Adolescente, Juventude e Pessoa Idosa

A partir desta quinta-feira, dia 29, o Governo do Estado e os Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Juventude e do Idoso realizam as três conferências de Direitos Humanos que debatem políticas públicas para estas populações estratégicas. Uma ampla mobilização popular vai reunir delegados eleitos que representam a sociedade civil, os conselhos de direitos e o governo, além de convidados e observadores para discutir e votar as propostas que serão levadas às conferências nacionais. Os encontros são abertos à participação de qualquer cidadão baiano interessado em discutir justiça social para todas as idades.

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a Bahia discute os rumos e políticas para a juventude, durante a 3ª Conferência Estadual da Juventude da Bahia (3ª ConfJuv-Ba), evento a ser realizado no Hotel Sol Bahia (rua Manoel Antônio Galvão, 1075, Patamares). A iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE) reunirá cerca de 330 delegados dos 27 territórios de identidade do estado para tratar do tema As várias formas de mudar a Bahia e o Brasil.
A 3ª ConfJuv-Ba elegerá 87 delegados que levarão as propostas da Bahia para a 3ª Conferência Nacional de Juventude, que será realiza em Brasília, 16 a 19 de dezembro. As contribuições serão formuladas a partir de debates organizados em eixos estabelecidos no Estatuto da Juventude, como, por exemplo, o Direito à Educação, à Saúde, à Cultura, Profissionalização, Trabalho e Renda.
A segunda conferência a ser realizada é a IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que também acontece no Hotel Sol Bahia, em Patamares, nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2015. O evento é realizado pela SJDHDS em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA). Pelo menos 650 delegados eleitos nas etapas territoriais vão participar das discussões sobre o tema Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A mesa de abertura do evento acontece no dia 3 de novembro, às 17h. No último dia, serão eleitos os 39 delegados que vão representar a Bahia na Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília no primeiro semestre de 2016. Na oportunidade será discutida e avaliada a implementação da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A última conferência de Direitos Humanos a ser realizada é a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – Por um país de todas as idades. O Governo do Estado, em parceria com o Conselho Estadual do Idoso, promove uma relevante discussão sobre o processo de envelhecimento e as demandas geradas para gestores públicos, famílias e sociedade por um olhar mais atento às peculiaridades desse segmento etário.
O evento acontece dias 6 e 7 de novembro, no Hotel Bahia Othon Palace (Ondina), com abertura às 16h30 do primeiro dia. Participam 238 delegados eleitos nas etapas territoriais. Serão eleitos nesta conferência estadual 46 delegados que vão representar a Bahia na etapa nacional, em Brasília, em 2016.
Confira programação e mais informações em www.justicasocial.ba.gov.br.

You may also like