Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

A II edição do Mutirão de Vacinação para população LGBTQIAPN+, realizado na quarta-feira (26) na sede do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba), Pelourinho, teve a aplicação de 212 doses de vacina para o público presente. A ação foi acompanhada pela vice-prefeita de Salvador e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, que anunciou novas ações, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em benefício deste público.

Na oportunidade, a gestora destacou a relevância social da atividade e comemorou os resultados. “Vacinar é mais do que proteger-se, é um ato de solidariedade e cuidado ao próximo. Evitar o próprio adoecimento é evitar também a transmissão de doenças para outras pessoas, portanto, um cuidado coletivo. E hoje mostramos a força dessa coletividade com adesão do público alvo. A realização de mutirões como esse é fundamental para ampliar o acesso integral aos serviços de saúde. Além dessa iniciativa, a SMS também vem realizando outras atividades que visam ampliar o acolhimento especializado e integral, incentivando o cuidado e promovendo um SUS livre de LGBTfobia”, disse Ana Paula.

Além das vacinas direcionadas às infecções sexualmente transmissíveis, o Mutirão também disponibilizou outros imunizantes com indicação adulta, bem como testagens para a detecção de hepatite B, sífilis e HIV-Aids. Foram aplicadas vacina contra gripe, HPV, meningite, hepatite B, difteria e tétano e covid.

A ação foi realizada em parceria do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, executado pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo, e da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde / USF Terreiro de Jesus – uma das unidades do município que está implementado a estratégia UBS Amiga da Saúde LGBT, projeto que visa ampliar o acesso e ofertar uma assistência qualificada à população LGBT nos serviços de atenção primária à saúde de Salvador, no Distrito Sanitário Centro Histórico.

Ana Paula Matos destacou que mediante a relevância e êxito da iniciativa, e tendo escutado as histórias e demandas apresentadas pelas pessoas que participaram do mutirão e representantes da causa, mobilizou a rede para que novas ações, atividades e serviços sejam ofertados de forma contínua e com os procedimentos, orientações e acolhimento necessários. Dentre as ações já definidas está a realização da Feira de Saúde LGBT+ no dia 04 de agosto, na UBS Castelo Branco, como parte da programação da 8ª Caminhada do Orgulho LGBT de Castelo Branco, em parceira com o Grupo Gay de Castelo Branco. Já no dia 05 de setembro a USF Garcia, junto com o grupo Gay do Garcia, será realizada a I Feira de Saúde e Diversidade da Comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like