A comunidade de Mamede (Alto de Santa Terezinha) está sendo mobilizada para a implantação das atividades preventivas que compõem o Plano de Proteção de Defesa Civil (PPDC). Nesta sexta-feira (15), técnicos do setor de ações educativas visitaram o local iniciando a preparação dos moradores para o simulado de emergência que está programado para acontecer no local em maio.
Nas visitas, realizadas de casa em casa, os técnicos explicaram os detalhes sobre o simulado e seus objetivos, além de reforçar o convite para que os moradores participem do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) que está sendo formado na área. Os Nupdecs têm como principal objetivo fortalecer a parceria entre a Codesal e as comunidades das áreas consideradas de risco.
Por meio da ação dos núcleos, lideranças comunitárias são identificadas e auxiliam no trabalho de mobilização recebendo formação por meio de palestras e workshops onde são capacitados para identificar riscos e agir em situações emergenciais.
“Esse momento é de sensibilização dos moradores e a resposta que tivemos foi muito positiva. Encontramos muita receptividade”, disse Milton Nascimento, chefe de ações educativas da Codesal.
A moradora Maria das Candeias da Conceição Souza, 65 anos, aceitou participar do simulado após as explicações dos técnicos. Ela mora no setor B da localidade e disse que, em dias de chuva, já ficou preocupada com riscos como deslizamento de terra. “Por isso eu decidi que vou participar”, afirmou.
Lindinéa Santos de Jesus, 37 anos, moradora de uma rua próxima a da casa de Maria das Candeias também se dispôs a participar do simulado. “A minha casa fica próxima da beirada de uma encosta. É bom ter informações sobre a forma de evitar riscos”, completou.
Liderança comunitária em Mamede, Marcelo Santos Sena, 22 anos, diz que decidiu se tornar parceiro das ações da Codesal após perceber que o bairro precisava de mais engajamento em ações preventivas. “Eu nasci aqui. Então percebi que era bom ficar mais próximo do que vem sendo realizado”, acrescenta.
Na próxima semana, os moradores de Mamede vão participar de uma atividade educativa que integra o projeto de criação do Nupdec. Além de reforçar o conjunto de ações preventivas, os núcleos têm como principal objetivo formar agentes multiplicadores das práticas de Defesa Civil.