A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) está durante toda a semana com um balcão de atendimento no Shopping Salvador Norte, em São Cristóvão. A atividade faz parte da programação pelos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). No guichê, os interessados podem solicitar alguns serviços, como cálculos dos mais diversos, atendimentos jurídicos e pedidos de fiscalização em estabelecimentos que estejam descumprindo o CDC. Além disso, qualquer pessoa pode requisitar que o órgão faça eventos educativos, como palestras e seminários em escolas, empresas, comunidades e demais instituições.
“O serviço mais requisitado é o cálculo. Aqui nós fazemos as contas em relação, principalmente, aos juros abusivos praticados por algumas financeiras”, conta a agente de fiscalização, Claúdia Brito. O gerente de contas, Régis Souza, 32, cancelou a assinatura de uma revista, mas todo mês o valor referente à transação ainda é cobrado no seu cartão de crédito. Ele foi direcionado para a sede do órgão (na Rua Chile, n° 3, no Centro), para tentar resolver a sua situação. “Informação sempre é válida em qualquer situação. Espero que lá possa resolver”, acredita.
A dor de cabeça para o mecânico de refrigeração Cairo Borges, de 26 anos, foi com a TV por assinatura, que cobrou um serviço indevido depois do encerramento do contrato, mesmo depois de ter feito um acordo com a empresa. Cairo Foi orientado a ir ao Juizado de Pequenas Causas. “Gostei do atendimento, é bem instrutivo e dinâmico. Todas as minhas dúvidas foram sanadas. Agora já sei onde devo ir”.
A ação vai continuar no shopping Salvador Norte até a próxima sexta-feira (18). O atendimento acontece no mesmo horário de funcionamento do estabelecimento, que vai das 9h às 22h. O próximo local a receber o balcão da Codecon será o shopping Barra, na próxima semana.