Em celebração pelo Dia do Consumidor, a Diretoria de Ações de Proteção à Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promove uma programação especial até a sexta-feira (15).
No estande montado no 3º piso do Shopping Center Lapa, das 9h às 21h, está sendo ofertada uma série de atendimentos gratuitos, que engloba orientações sobre questões financeiras, débitos com cartão de crédito, empréstimos e planos de saúde, além da abertura de reclamações contra empresas abusivas. O atendimento conta com a parceria do Serasa/CDL e da Anatel, que também prestam serviços no local.
Formado por um ranking de 68 instituições, um cadastro composto por empresas denunciadas por consumidores em Salvador durante o ano de 2018 será divulgado nesta sexta-feira (15). O evento, que contará com palestras sobre relações de consumo e é gratuito, começa às 9h, no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), localizado na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), número 80.
Criada há 30 anos, a Codecon é um núcleo municipal responsável por fiscalizar as relações de consumo e o cumprimento das normativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). O órgão tem a sede localizada na Rua Chile, 3, Centro, e oferece atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por ordem de chegada. Não há limite de pessoas. Além disso, dispõe de profissionais que atuam nas Prefeituras-Bairro do Cabula/Tancredo Neves, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Cajazeiras e Subúrbio/Ilhas.
Os principais problemas registrados pela Codecon são referentes a reclamações financeiras, na maioria por cobranças excessivas e/ou indevidas de instituições bancárias e de financiamento. O cidadão que se sentir lesado em alguma relação de consumo ou quiser registrar alguma denúncia, além da opção de se dirigir à sede do órgão, pode usar os canais de atendimento como o aplicativo Codecon Mobile, disponível no App Store e no Google Play, e o Fala Salvador, no telefone 156.