Quem procurar realizar suas compras no ASSAÍ Atacadista, localizado na Avenida Afrânio Peixoto, s/n, no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, tem que ter muita paciência e ficar atento na cobrança das sacolinhas que são disponibilizadas, pois elas são cobradas junto com as compras.
Vejam na íntegra a denúncia de Filipe que foi vítima dessa cobrança:
“Olá boa tarde Subúrbio News gostaria de denunciar os abusos cometidos pelo Assaí Atacadista no bairro de Paripe, o mesmo está cobrando pelas sacolinhas plásticas destinadas a embalagem dos produtos nele comprado, um absurdo! Exigi os meus direitos para a moça do caixa com a lei Federal 8.078/90 – Código de proteção e defesa do consumidor, que no artigo 39 cita que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusiva, exigir do consumidor vantagem manifestamente abusiva. A moça do caixa disse que não podia fazer nada e que eram pagas as sacolas, eu por já está cansado de estar na fila a umas 2h , loja a qual tem um espaço estreitíssimo para se trafegar com o carrinho de compras e imensas filas, tem a bandeira de atacadista mas vende produtos a granel como se fosse mercadinho. Acabei então contra minha vontade aceitando pagar pelas sacolas, daí para minha surpresa a caixa perguntou quantas sacolas eu iria querer, mas eu sou o consumidor, não sou empacotador, não entendo nada de empacotar, não é minha obrigação saber quantas sacolas vão ser necessárias para o volume da compra que eu fiz, sinalizo aqui que a loja não tinha nenhum empacotador, acabei pedindo 4 sacolas, cada uma a 20 centavos. Eu mesmo que embalei, as sacolas vem com logomarca do ASSAI, ou seja pago , embalo e ainda faço propaganda pra eles de graça. Finalizando o processo de embalagem perguntei a caixa onde se encontrava a gerencia, a mesma me disse que não ia adiantar nada ir lá, depois de muito persistir a perguntar a ela, fui informado onde fica o setor da gerencia. Chegando na gerencia disse que queria prestar uma queixa, a atendente me indagou a respeito de que e prontamente eu respondi sobre a cobrança de sacolas, novamente citei a lei federal , e a mesma me disse que o dinheiro das compras das sacolas vão pra caridade, poxa mas se eu quero doar a alguém eu vou na instituição e não vou por dinheiro na mão de Atacadistas, não tenho nada a ver com isso. Após dizer isso a atendente veio com um papo de que a sacola era opcional que eu poderia comprar ou não, uma tremenda piada comigo, como vou levar os produtos que eu comprei, bizarro isso, após eu dizer isso a mesma me sugeriu caixas vazias do estoque, mas eu não quero caixas que estão sujeitas a quedas de produtos químicos, passarem animais nocivos e etc. , eu quero a minha sacolinha que é um direito meu, eu paguei, não pedi nada de graça não, peguei uma fila danada e depois fui feito de trouxa! Por favor Subúrbio News observe essa minha denuncia! Desde já agradecido! Segue a imagem digitalizada da nota com a cobrança das sacolinhas”.
Chamamos atenção da Prefeitura Municipal de Salvador e do PROCON para que realizem uma fiscalização no Mercado, para que essa e outras denúncias sejam apuradas e providências sejam tomadas com o objetivo de solucionar os problemas para o consumidor não ser mais prejudicado.