Os coordenadores das 33 Cinscunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), que funcionam no interior do estado, participaram do treinamento promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na última terça-feira (19), para o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. No pátio de veículos apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), no bairro de Mussurunga, em Salvador, agentes de endemias da Sesab mostraram o risco que os carros e sucatas expostos representam para o acúmulo de água e lixo, ambiente propício para a reprodução do mosquito transmissor da zica, chikungunya e dengue.
Para evitar focos do Aedes aegypti, foram ensinadas medidas preventivas. “Primeiro, a gente localiza o possível criadouro do mosquito. Caso haja água no local, utilizamos 0,1g de larvicida, que serve para até 50 litros de água. Em chapas de aço, onde não se usa o larvicida, a orientação é completar com areia para evitar que a água se acumule”, explicou o agente de endemia Jessé dos Santos Peixoto.
Segundo o coordenador de Fiscalização do Detran, tenente- coronel Josafá Soares, que também participou do treinamento, a parceria com a Sesab reforça o trabalho preventivo já realizado pelo órgão de trânsito. “Fazemos o controle regular da situação nos pátios da capital e do interior e realizamos a operação ‘Cidade Limpa’, que retira carros abandonados nas vias. Agora, os coordenadores das Ciretrans estão melhor preparados e vão levar o que aprenderam aqui para as suas unidades, onde serão multiplicadores das informações junto aos servidores”, declarou.
O coordenador da Ciretran de Itamaraju, no extremo sul baiano, Gustavo Gouveia, estava confiante.“Com as orientações que recebemos, vamos poder tomar providências mais efetivas contra o mosquito, como usar a quantidade certa de larvicida e colocar lonas nos veículos com janelas quebradas”.