A depressão não é brincadeira. Ela pode matar e é mais comum do que se pensa.
A doença afeta os neurotransmissores em nosso cérebro, e esse desequilíbrio químico pode desencadear uma série de sintomas, psicológicos e físicos.
Veja quais são esses sintomas.
1. Dores musculares
A tensão na musculatura, principalmente da nuca e ombros, reflete em dores musculares. Isso acontece porque o paciente em quadro depressivo está sempre em estado de alerta, desencadeado pela ansiedade e nervosismo.
2. Problemas digestivos
No quadro depressívo é comum o indíviduo desenvolver dores abdominais, flatulência e mudanças do hábito intestinal.
3. Fadiga
O quadro de fadiga é comum entre os indivíduos com depressão. Isso acontece por causa da produção insuficiente de neurotransmissores, deixando o corpo com sintomas de fraqueza e cansaço.
4. Mudança no peso
As reações na balança são individuais, podendo ocorrer a perda de peso ou o aumento exagerado do apetite. É importante observar essa mudança de comportamento, o que é diferente de transtornos alimentares como anorexia e bulemia.
5. Imunidade baixa
A depressão pode interferir na imunidade, pois o descontrole dos hormônios quando não estamos bem emocionalmente, afeta diretamente as células de defesa. Isso deixa o paciente com a imunidade baixa, desencaseando gripes, herpes e alergias, entre outras doenças oportunas.