Equipes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da SSP evitaram a morte de um recém-nascido de apenas 18 dias. A criança se engasgou e ficou com dificuldade de respirar, na manhã do sábado (15), e a mãe pediu ajuda através do 190.
Assim que recebeu a ligação, o operador/policial passou instruções para a genitora do bebê. “Nesses casos indicamos colocar a criança bruços e iniciar massagens delicadas no sentido do pescoço”, explicou o superintendente de Telecomunicações (Stelecom) da SSP, coronel Antônio Carlos Santos Magalhães.
Enquanto o protocolo de primeiros socorros era desempenhado pela mãe, uma viatura do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada e se dirigia ao local. Minutos depois de iniciar os procedimentos, a mãe, emocionada, informou que o bebê tinha voltado a respirar normalmente.
“Atendemos muitas urgências todos os dias com as nossas equipes das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. Só em Esplanada, no mês de janeiro, contabilizamos pouco mais de 6 mil ocorrências. Estamos prontos pra atender da melhor forma”, garantiu o coronel.
Fonte: Ascom: Alberto Maraux