Com o fim do horário de verão em Brasília, onde funciona o Serviço Federal de Processamento de Dados(Serpro), a partir da próxima segunda-feira (7), a Central de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), localizada na Avenida ACM, em Salvador, volta ao horário normal de funcionamento, que é das 8h às 16h. “Os usuários que precisam realizar serviços relacionados a veículos devem, antes, verificar se eles estão disponíveis pela internet ou celular, evitando se dirigir ao órgão”, alerta a coordenadora da Central, Alba Valéria Coelho. O portalwww.servicos.detran.ba.gov.br e o aplicativo Detran.BA Mobile para smartphones disponibilizam consultas de histórico no trânsito, emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Licenciamento e Registro do Veículo (CLRV), entre outros serviços.
O setor de protocolo do órgão, que tem sido bastante procurado nas últimas semanas por conta da apresentação de defesa no processo de suspensão do direito de dirigir, funciona também das 8h às 16h. A média de atendimento tem sido de 600 a 700 usuários por dia. “ O atendimento é rápido, no máximo dois minutos”, disse a coordenadora Riza Maria Queiroz. “Apesar da fila, devido ao prazo para a entrega da defesa, o atendimento está sendo rápido e compensa a espera”, confirmou o vigilante Celso Souza Lima, 30 anos, que aguardava a vez de ser atendido.
Para apresentar a defesa, o condutor precisa preencher o requerimento único disponibilizado pelo órgão e anexar à justificativa cópias do RG ou CNH, CRLV e notificação ou extrato da multa. Os postos do SAC e as unidades descentralizadas do Detran no interior do estado também estão recebendo os documentos.