Após duas semanas de aulas teóricas e práticas, 23 alunos, sendo 22 bombeiros militares e um funcionário do Ministério Público, concluíram o 1° Curso de Perícia em Incêndios Florestais (CPERIF). Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a capacitação tem como finalidade aprimorar o conhecimento técnico dos militares em relação às causas dos incêndios florestais.
“Esse curso é um divisor de águas para a nossa instituição, pois com isso conseguimos também fazer um trabalho mais assertivo para a prevenção aos incêndios florestais. O que é essencial na nossa atuação e preservação da fauna e flora”, explicou o coronel BM Adson Marchesini.
ssp
A formatura dos alunos aconteceu no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) na capital baiana e contou com a presença de autoridades civis e militares. As aulas teóricas aconteceram em Salvador e a parte prática foi realizada na região da Chapada Diamantina.
Entre as aulas teóricas, os alunos aprenderam sobre geoprocessamento de dados voltados para perícia de incêndios florestais. Durante o aprendizado prático, eles realizaram inspeção em locais que sofreram incêndios recentemente e em áreas que atearam fogo, de forma controlada, para a confecção de laudos de perícia.
Fonte: Ascom CBM