O Castramóvel – serviço gratuito móvel de castração cães e gatos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – acontece até o fim deste mês no Campus Fratelli Vita da Universidade Estácio/FIB, na Calçada. Durante todas as segundas e terças-feiras, o animal passará por cadastramento e triagem, antes de ser encaminhado para o procedimento de castração, que ocorrerá às quartas, quintas e sextas. O atendimento acontece sempre de 8h às 12h.
O bichinho de estimação deve ter de seis meses a cinco anos de idade. O responsável pelo animal deve comparecer à unidade itinerante munido de cartão do SUS, documento com foto e cartão de vacina antirrábica do cão e gato a ser castrado. É imprescindível que o cartão esteja atualizado, com a vacina aplicada há menos de um ano.
Além disso, vale ressaltar que os bichinhos só poderão ser castrados 10 dias após a aplicação da vacina antirrábica. Não poderão passar pelo procedimento cirúrgico os animais que estiverem doentes, com infestação de pulgas ou carrapatos, fêmeas no cio ou gestantes.
No mês passado, o Castramóvel realizou atendimentos no Parque do Abaeté e realizou 600 procedimentos de castração agendados. Além do serviço de esterilização de animais, os postos municipais de saúde oferecem vacinas antirrábicas a cães e gatos com mais de três meses de idade. Confira a relação no site www.saude.salvador.ba.gov.br.