Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Castramovel (1)O Castramóvel, serviço de controle populacional de cães e gatos, está realizando atendimento veterinário no Largo do Tamarineiro até a próxima quinta-feira (17). A previsão é que até o final da temporada no local sejam realizadas 800 cirurgias. Para o veterinário e chefe do setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ), Aroldo Carneiro, além de realizar a castração dos animais, evitando doenças para os bichos e para as comunidades, é importante que o dono do animal se atente à vacinação antirrábica. “Quando o proprietário vem com o pet até o Castramóvel requerer a cirurgia, nós solicitamos o cartão de vacinação antirrábica. A castração é um chamariz para que possamos manter Salvador livre de casos da doença.”, alertou.

Embora a campanha de vacinação contra a raiva já tenha encerrado, é possível vacinar o animal durante todo o ano através de uma rede fixa de unidades de saúde. A lista completa com a relação dos locais de atendimento está disponível no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/arquivos/ccz/relacao_postos_fixos_vacinacao_antirrabica_jan_2014.pdf. Desde 2004, Salvador não registra casos de raiva humana.

Próxima etapa – Após o término das atividades no Largo do Tamarineiro, o ônibus veterinário passará por manutenção e retornará as atividades em 2016. Na próxima etapa de atendimento, que terá inicio em janeiro, o serviço de castração funcionará no distrito sanitário do Rio Vermelho. O agendamento da cirurgia e triagem para a verificação da saúde do animal é realizado sempre às segundas e terças-feiras e os procedimentos cirúrgicos acontecem na quarta e quinta-feira.

Desde quando o projeto do Castramóvel entrou em ação em março de 2014, já foram executadas mais de 12 mil castrações beneficiando moradores de diversos bairros de Salvador, a exemplo de Ilha Amarela, Valéria, Pau da Lima e Pernambués. Para realizar a cirurgia do cão ou gato, é preciso ter entre oitro meses e cinco anos de vida, não apresentar problemas de saúde e ter peso superior a um quilo. Em caso de esterilização de fêmeas, a mesma não pode estar em período gestacional. Na triagem é indispensável que o proprietário do bicho de estimação apresente os documentos originais de identidade, cartão do SUS e cartão de vacinação do bicho.

You may also like