O Novembro Azul voltado para ações de conscientização a respeito de doenças que afetam a saúde do homem, sobretudo o câncer de próstata, todos já conhecem. Mas não são apenas os humanos que precisam passar por exames preventivos. Isso porque esse tipo de doença também se desenvolve nos animais domésticos.
Com o objetivo de alertar os tutores e responsáveis pelos bichos na capital baiana, a vereadora e protetora de animais, Marcelle Moraes, lançou a campanha nas redes sociais. A estratégia tem como foco principal conscientizar os proprietários dos animais de estimação em relação ao câncer de próstata e sobre a importância dos exames, já que muitas pessoas não têm conhecimento do assunto e, consequentemente, acabam não tendo os cuidados necessários com os pets ao longo da vida para evitar a doença na velhice.
Normalmente, os sintomas começam a surgir nos pets mais idosos, entre 8 e 12 anos. O tumor apresenta alto grau de malignidade, causando metástases, ou seja, afetando vários outros órgãos. A dificuldade para defecar, incontinência urinária, complicação respiratória, constipação intestinal e perda de peso são os principais sintomas.
“Muitas pessoas desconhecem o fato que o câncer também pode afetar os bichos de estimação. Para evitar situações mais graves, a prevenção é essencial. Levar o animal periodicamente ao médico veterinário é muito importante. Diagnosticar a doença ainda na fase inicial colabora e muito no tratamento”, alertou a edil.