Mais de 400 pessoas celebraram a chegada da primavera e o Dia Nacional do Idoso – comemorado no dia 1º de outubro – durante uma caminhada no Dique do Tororó, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (30). Realizada pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a atividade proporcionou aos idosos lazer e diversão. “Hoje é um dia de alegria para nós. Todo esse carinho e atenção é muito especial”, afirma a dona de casa Luzenilda Maltez, 63 anos, aluna das aulas de aeróbica leve no núcleo instalado pela Sudesb no bairro da Liberdade.
Mais de dois mil idosos são atendidos pela superintendência em todo o estado, com aulas de ginástica, hidroginástica, natação e dança de salão. As ações contam com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep) e atendem às políticas do Programa Pacto Pela Vida (PPV), que tem por objetivo principal a promoção da paz social.
”A maioria das pessoas que participaram da caminhada são alunos beneficiários dos projetos de iniciação esportiva da Sudesb. As pessoas são atendidas durante todo o ano, pois sabemos da importância do esporte na vida de uma pessoa idosa”, destaca o diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Márcio Lima.
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
Vida saudável
As ações são constantes. Para muitos idosos, a prática de exercícios físicos garantiu a conquista de uma vida saudável. Segundo a dona de casa Helenita Gomes da Silva, 66, a melhoria na saúde já é uma realidade. “A atividade física transformou minha vida em vários sentidos. Tenho osteoporose e artrose, mas as dores reduziram muito. Estou muito melhor”.
Durante as aulas, a autoestima e o ciclo de amizade dos idosos também são estimulados. “Passamos a conhecer muita gente e, consequentemente, fazemos novos amigos. A gente se diverte junto. Um passa a fazer parte da vida do outro”, conta a aposentada Zulena de Almeida, 61.
Repórter: Leonardo Martins
SECOM