Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email
Centro Cultural de plataforma - foto: Apontador
Centro Cultural de plataforma – foto: Apontador

Dois espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Cine Teatro Solar Boa Vista, no bairro Engenho Velho de Brotas, e o Centro Cultural Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, recebem este mês o projeto Sextas Instrumentais, realizada e parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). O objetivo é levar os pequenos grupos que executam música erudita – cameratas – a centros de cultura de Salvador e região metropolitana. As apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 15h.

Nesta sexta-feira a (18), a camerata Quadro Solar se apresenta no Cine Teatro Solar Boa Vista. O grupo é formado pelos músicos Andréa Bandeira (flauta), Maria Cândida Lobão (violoncelo) e Mário Gonçalves (violino) e irá tocar os quartetos para flauta e cordas do compositor alemão A. W. Mozart e explorar o repertório lírico.

No dia 25 é a vez do Sexteto Opus Lumen se apresentar no Centro Cultural Plataforma. O grupo é composto por Solamy Oliveira (clarinete), Gustavo Seal (oboé), Ilza Cruz (fagote), Adelson (trompa), Antonio Carlos (flauta) e Humberto (percussão). Executa peças eruditas contemplando a música clássica, passando pela popular estilizada.

Os concertos circulam nos espaços culturais até dezembro deste ano. As apresentações têm caráter artístico-pedagógico e se caracterizam pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens, promovendo diálogo do público com o universo da música clássica.

Do projeto fazem parte quatro cameratas formadas por músicos da Osba – Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto é arquitetado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes, que são Cine Teatro Lauro de Freitas, Solar Boa Vista, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música.

SECOM

You may also like