A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), ao lado do correligionário e deputado federal, Bebeto Galvão, recebeu um grupo de 30 pessoas, entre prefeitos e empresários da região cacaueira, na tarde desta quarta-feira (4), em Brasília.
Parte do grupo recebido pela parlamentar integra o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, que integra 11 prefeituras do Sul da Bahia e está associado a outros consórcios, que envolvem mais de 90 municípios.
Entre os assuntos discutidos, a política de importação do cacau e a implantação de um programa de valorização do sistema Cabruca, objetivando a recuperação social e econômica da região cacaueira, integrando cacau e chocolate com o turismo e o atendimento de demandas nas áreas de infraestrutura.
O plano prevê o plantio de 400 mil hectares de cacau sob o sistema da Cabruca. Segundo Durval Libânio, presidente do Instituto Cabruca, que defende Lídice como embaixadora do Cacau, o fruto pode trazer um retorno financeiro de R$ 53 bilhões para a economia do Sul da Bahia, caso sejam feitos os investimentos necessários na infraestrutura.
Também estiveram presentes no encontro o presidente do Consórcio Integrado da Mata Atlântica, Antônio Guilherme, os prefeitos Alberto Rocha (Santa Luzia) e Washington Santana (Pau Brasil), além de professores e dirigentes do Ifbaiano, Ifba e integrantes de tribos indígenas e movimentos sociais.