Para os brasileiros, a oferta de voos e destinos oferecidos pelas atuais companhias aéreas atuando no país é insuficiente. É o que aponta pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo. Segundo o estudo, 73,4% da população acredita que, para atender esta demanda, é necessário o aumento de empresas aéreas atuando no país.
A região que é mais favorável ao aumento de companhias dentro da nação é o Nordeste (75,1%), seguido do Norte e Centro-Oeste (75%), do Sul (73,8%) e do Sudeste (71,2%). E nem mesmo o aumento na oferta de voos oferecida pelas companhias, que cresceu 4,59% em julho deste ano (em relação ao mesmo período do ano passado), parece ser suficiente.
E a sensação de que faltam opções pode crescer, já que cada vez mais brasileiros usam o transporte aéreo para se locomover dentro do país. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a busca por voos domésticos cresceu 3,83% e o número de passageiros transportados dentro do país cresceu 4,43%. Os números são de julho de 2017 e foram comparados com o mesmo período do ano passado. No total mensal, 8,6 milhões de viagens foram realizadas no mês.
Índice de satisfação
Apenas 41,7% dos brasileiros consideram a malha aérea nacional suficiente e 36% acreditam que a oferta de voos e destinos é insuficiente.
Regionalmente, o Sul possui, segundo os entrevistados, a melhor malha aérea do país, sendo avaliado como “suficiente” ou “muito suficiente” por 49,6% dos pesquisados. O Sudeste vem em segundo lugar com 41,7% de satisfação, seguido do Nordeste (37,6%) e das regiões Norte e Centro-Oeste, ambas com índices de satisfação de 28,7%.
Anualmente, cerca de 60 milhões de pessoas viajam de avião no país.
Fonte:Agência O Globo