O Brasil ultrapassou o marco de mil óbitos por dengue em 2024, conforme dados divulgados pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (3). O país registrou 1.020 mortes nas primeiras treze semanas deste ano.
Comparativamente, no mesmo período do ano anterior, o Brasil havia registrado 388 mortes em três meses. Os casos da doença também aumentaram substancialmente, com um total de 2.671.332 casos nas primeiras treze semanas deste ano, uma taxa sem precedentes. Em contraste, em 2023, foram notificados 589.294 casos entre as semanas 01 e 13.
Segundo informações do governo, a maioria dos estados brasileiros já superou o pico de casos de dengue. Oito estados estão em “tendência de queda consolidada”, enquanto outros 12 apresentam “tendência de estabilidade”. Até o momento, 11 unidades da federação decretaram emergência devido ao número crescente de casos de dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Fonte: AGÊNCIA BRASIL