Em continuidade ao ‘II Curso de Operações em Incêndio (COI)’, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia promoveu, na manhã desta quinta-feira (17), em um prédio de nove andares, uma simulação de operação com içamento. A aula, realizada em Lauro de Freitas, teve como principal objetivo preparar os militares para ocorrências que envolvam incêndios em edificações.
Correr mais de 1 km, preparar os Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR), organizar os materiais de salvamento, posicionar a viatura corretamente e subir os nove andares de escada, com a meta de salvar vidas e debelar o incêndio foram alguns dos desafios enfrentados pelos 26 alunos, dentre eles, duas mulheres, que participaram da simulação.
“É uma atividade que requer conhecimento técnico e muita preparação física. O bombeiro sofre muitos desgastes, porque o próprio Equipamento de Proteção Individual (EPI) causa desidratação. O curso vai permitir que eles tenham contato com o real, para quando chegarem na prática não sofrerem nenhum tipo de pressão psicológica”, explicou um dos instrutores, major BM Erenildo Costa.
Participam do treinamento bombeiros da Bahia e dos estados do Ceará, Espírito Santo, Roraima, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Algumas aulas também ocorrem no Complexo de Ensino e Instrução de Bombeiros Militares, em Simões Filho.
“As atividades realizadas durante o curso exigem do aluno um bom condicionamento físico e muito controle emocional. Nessas duas semanas da especialização, quatro militares foram eliminados por não resistirem aos exercícios e não atenderem as regras do manual do aluno da corporação”, informou o major.
Fonte: Ascom/ Silvânia Nascimento