Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

3-movimentacao-no-estande-da-bahia-foto-tatiana-azeviche-setur

Foi com os versos do clássico A Bahia Te Espera, de Herivelto Martins e Chianca de Garcia, que o cantor Aloisio Menezes encerrou a cerimônia de abertura da 44ª Abav – Expo Internacional de Turismo, depois de inaugurar com o Hino Nacional a maior e mais completa feira do setor de turismo das Américas, na manhã desta quarta-feira (28 de setembro), em São Paulo.

Destino anfitrião do evento pela segunda vez consecutiva, a Bahia participa com um estande de cerca de mil metros quadrados.  Além de promover institucionalmente as belas paisagens e opções de entretenimento, o espaço da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), montado pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), valoriza quatro elementos da cultura baiana.

Integrante da mesa de abertura, juntamente com o diretor de Promoções Celsinho Cotrim, que representou o superintendente Diogo Medrado, o secretário José Alves exaltou o ambiente favorável para o turismo com a exploração da música, gastronomia,  artesanato e indumentária, presentes de forma marcante no espaço baiano nesta edição da Abav.

A música, por meio de apresentações de artistas e do Rixô Elétrico, fazendo prévias do Carnaval da Bahia;  a gastronomia típica, consagrada, que tem como base o azeite de dendê; o artesanato, com presença de belas obras de arte;  e a indumentária, por meio do uniforme da equipe da Bahiatursa produzido  pelo artista Alberto Pitta, criador do Cortejo Afro, um dos blocos mais tradicionais do estado.

As cores da Bandeirada da Bahia, o vermelho, o azul e o branco, estão representadas nas camisas usadas nos três dias do evento, respectivamente, na quarta, na quinta e na sexta-feira, tendo impressa a hashtag #vemprabahia. Turbantes com elementos das tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim compõem o visual dos integrantes da equipe, que usam uma espécie de pareô branco remetendo a uma estética afro-baiana.

“Vamos usar a tecnologia a nosso favor e a nossa experiência como agente de viagem, que é insubstituível, por mais que apareça a tecnologia”, exortou José Alves os profissionais de turismo baianos. “A palavra do ser humano, a experiência para passar para o outro, isso nunca vai deixar de acontecer, e por conta disso é que a Bahia investiu tanto no estande deste ano”, disse.

O superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, informa que a intenção é apresentar e tornar cada vez mais presente o colorido das manifestações culturais e a beleza das roupas típicas. “Sabemos que este é um diferencial nosso que encanta os turistas, a exemplo das cores das nossas fitinhas do Senhor do Bonfim retratadas em diversas estampas que remetem ao nosso estado”.

“Elementos das festas populares ganham destaque em meio a uma recriação de um dos mais conhecidos cartões-postais do estado, o Pelourinho”, afirma a diretora de Administração e Finanças da Bahiatursa, Ângela Fucs. O diretor de Operações Turísticas, Paulo Vital, destaca que “a sala de capacitação, bancos e mesas com estampas de fotografias mostram paisagens turísticas e resgatam o colorido das antigas festas de largo”.

Os turistas se encantam logo que se deparam, ao entrar no pavilhão do Expo Center Norte, em São Paulo, com o espaço monumental da Bahia.  A 44ª Abav acontece até sexta-feira, reunindo, em cerca de 24 mil metros quadrados, 1 mil marcas expositoras nacionais e internacionais representando a cadeia produtiva do turismo em seus mais diversos segmentos.

You may also like