Na reabertura dos trabalhos na Câmara nesta quinta-feira (2), em Brasília, o deputado federal Bacelar (PTN-BA) cobrou prioridade nas votações. O parlamentar destacou a reforma política, a Lei de Responsabilidade Educacional (LRE) e a criminalização da homofobia, como as matérias mais relevantes. “Não adianta termos uma pauta extensa e não concluirmos nada. Temos que ter uma lista dos temas mais urgentes para o país. Esses são pontos cruciais para o desenvolvimento Brasil”, declarou.
A legalização dos jogos de azar e a crise no sistema penitenciário também são assuntos apontados por Bacelar que precisam de solução. “Para acabar com a crise no sistema penitenciário, temos que investir em educação. Um preso custa o dobro de um aluno da rede pública. Para aumentar os gastos com educação, é preciso criar mais receita. É aí que entra a legalização dos jogos. Tudo está interligado”, pontuou.
O deputado também fez críticas à atuação do Congresso Nacional, que, segundo ele, precisa acabar com a submissão ao Executivo e voltar a legislar. “ O Poder Legislativo tem que retomar o seu elevado papel ético-político, libertando-se da submissão ao Executivo, fruto desse presidencialismo de coalizão. Assim, é preciso que a Câmara dos Deputados retome a sua função essencialmente legisladora. Parlamento forte, livre, com garantias constitucionais asseguradas é indispensável à garantia da liberdade e da democracia”.