Para Severiano Alves, diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira, onde são produzidas as aulas do Emitec, a parceria com a TVE Bahia promove a democratização dos saberes. “Difundir conteúdos atualizados, de qualidade e voltados para o ensino médio, em uma TV aberta, onde qualquer estudante possa assistir, é um avanço significativo na busca pela melhoria da qualidade da educação, além de fortalecer a preparação dos estudantes para o Enem”, afirma.
As aulas que serão exibidas foram produzidas em um formato mais dinâmico e customizadas para a televisão, apresentando conteúdos pedagógicos prioritários dos diferentes componentes curriculares e elaborados por professores da rede estadual. “Estas aulas foram pensadas para alcançar o maior número de estudantes. É motivador poder proporcionar estes conteúdos que servem como uma espécie de revisão para o estudante que irá fazer as provas do Enem”, explica a coordenadora executiva do Emitec, Letícia Machado.
Ambiente Educacional Web
Além das aulas exibidas na TVE, o estudante que estiver estudando para o Enem pode acessar as aulas do Emitec que estão disponíveis no Ambiente Educacional (AEW) do Portal da Educação. Produzido pelo Instituto Anísio Teixeira, por meio do programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais – Rede Anísio Teixeira, o Ambiente Educacional Web abriga mais de 3,7 mil conteúdos educacionais produzidos e catalogados por professores da rede estadual.
As aulas do Emitec no AEW também podem ser acessadas por dispositivos móveis (smartphones e tablets) e estão disponíveis para download. A TVE pode ser assistida pelo canal digital 10.1, para Salvador, região metropolitana e Recôncavo; pelo canal 2, aberto analógico para Salvador e interior; e nos canais fechados NET no canal 2, SIM no canal 2, SKY HD no canal 310-1, GVT HD no canal 2 e na CLARO HD no canal 402-1.
Fonte: Ascom/Instituto Anísio Teixeira (IAT)