Como parte das ações do programa Salvador Capital Empreendedora, foi realizada, nesta segunda (09), a primeira aula do projeto “Crescendo e Empreendendo em Terreiros e Ongs de Salvador, criado pela Secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes), em parceria com o Sebrae-BA.
No evento, que ocorreu no Terreiro Junsun, no Alto do Cabrito, foi apresentada a metodologia do Sebrae, que visa despertar o empreendedorismo em jovens da comunidade com idades a partir de 15 anos, para que eles possam se profissionalizar e assim gerar renda na região.
“Vimos que a comunidade é forte na área de cultura. Tem pessoas com lojas de roupas, salões de beleza, baianas de acarajé, ou seja, alguns já desenvolvem ações na comunidade e a gente quer ensinar a essas pessoas a tomar atitudes empreendedoras, tanto para sua vida familiar, social como para seus negócios”, é o que explica a instrutora do Sebrae, Carla de Souza Nunes, responsável pela metodologia Crescer e Empreender.
Para John Queiroz, 37, a iniciativa vai lhe ajudar a administrar melhor o salão de beleza que ele abriu há alguns anos no bairro. “Fiquei muito feliz em saber desse projeto, porque eu já ganho com minha atividade e esse curso vai me ajudar a empreender mais no meu salão e também a desenvolver outras atividades. Eu, por exemplo, vou poder dar curso de cabeleireiro e isso despertou minha curiosidade em saber mais sobre empreendedorismo”, conta o babalorixá.
A yalorixá Maria das Graças Castro, filha de Mãe Sônia de Ogum, elogiou a ação da prefeitura: “vale ressaltar a importância do olhar da Sedes em promover parcerias com os terreiros de candomblés de pequeno porte. É um incentivo para a construção do conhecimento e para nossa casa é de suma importância poder oferecer a comunidade local oportunidades como esta”, destacou. “Esperamos que a partir desse primeiro momento possamos iniciar uma grande parceria”, acredita.
Estiveram presentes na aula inaugural, além do secretário da pasta, Bernardo Araújo, a subsecretária Adriana Campelo e a coordenadora do projeto, Nívia Santana.