A pugilista Iasmin Paixão, 22 anos, está correndo contra o tempo para conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A atleta ocupa atualmente o quarto lugar no ranking da Confederação Brasileira de Boxe, na categoria olímpica até 75 Kg.
A jovem boxeadora integra a equipe do Projeto Campeão Cidadã, da Base Comunitária de Segurança (BCS/Fazenda Coutos), onde é orientada pelo soldado da Polícia Militar Wilson, que fala com orgulho do sucesso da lutadora. “Hoje ela vive do esporte e tem mais tempo para se dedicar aos treinos”.
Iasmin precisou perder seis quilos para participar de campeonatos nacionais e agora capricha na alimentação para voltar ao peso original. Ela conquistou a medalha de prata nos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, disputado em Barretos, São Paulo, lutando na categoria médio, disputada por atletas com até 69 quilos.
(Foto: Divulgação) |
Campeã Cidadã
O projeto que ensina aulas de boxe para crianças e jovens de Fazenda Coutos e de bairros adjacentes, existe há dois anos e tem dado oportunidade para jovens moradores se tornarem atletas bem sucedidos, “Eles sentem que podem alcançar seus sonhos através do esporte”, revelou o soldado Lopes.
Referência no bairro, Iasmim conquistou o primeiro campeonato aos 13 anos e hoje coleciona seis títulos baianos e uma medalha de prata no Brasileiro. Ela levantou também os títulos intermunicipal, interclube e paulista de boxe. “Virei exemplo para os mais jovens e isso me enche de orgulho”, confessou.
CORREIO