Facebook
Twitter
Google+
Follow by Email

Geraldo Junior_Sessao EspecialAconteceu na manhã desta quarta-feira (01), na Câmara Municipal de Salvador, uma sessão especial em homenagem ao Dia Municipal da Luta contra o Lúpus, comemorado em 10 de maio, a partir da Lei Municipal n° 8.905/2015, de autoria do vereador Geraldo Júnior, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal do Salvador.

A partir da apresentação das principais dificuldades encontradas pelos portadores da doença, foi agendada uma reunião entre a Secretaria Municipal da Saúde e a LOBA – Lúpicos Organizados da Bahia, entidade civil sem fins lucrativos que congrega pessoas portadoras de LÚPUS, que acontecerá na sexta-feira, dia 3 de junho, às 8 horas. Na ocasião será discutido o acesso à assistência através da central de regulação do município. Entre as propostas também apresentadas está a formação de um Grupo de Trabalho em articulação entre as secretarias de saúde, a reorganização do sistema de marcação de exames e consultas do município, levando em consideração a especificidade do Lúpus, a organização da rede para assistência aos portadores, a implantação de ambulatórios especializados e um centro de referência. No dia 10 de junho acontece mais um encontro, desta vez entre técnicos das secretarias de saúde para debater uma linha de cuidado para os portadores de Lúpus. “Nosso objetivo foi provocar justamente essa discussão e encontrar soluções na área de saúde. Estamos saímos daqui muito satisfeitos com os encaminhamentos dados pelas secretarias do município e estado, como a criação de um Grupo de Trabalho para tratar da assistência especializada para os portadores de Lúpus. Me sinto muito honrado em ter incentivado este importante passo no sentido de garantirmos e humanizarmos o atendimento para as pessoas com Lúpus”, comemorou o parlamentar.

Lúpus

Cerca de 5 milhões de pessoas sofrem de lúpus no mundo. Não existe, no entanto, uma pesquisa que aponte o número de casos na Bahia. O ambulatório de Lúpus da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que é o centro de referência para o tratamento da doença no estado, tem cerca de 500 pacientes em acompanhamento. Mas tomando como base as estatísticas de outros países, pode-se calcular que só em Salvador, devem existir mais de 1.200 casos da doença. O lúpus é uma doença que acomete principalmente mulheres jovens e é de diagnóstico difícil. A doença está enquadrada nas enfermidades autoimunes, caracterizadas pela produção de anticorpos que agem contra o próprio organismo. Coração, pele, articulações, fígado, pulmão, cérebro e rins são afetados.

You may also like