A Prefeitura comemora o número de downloads do aplicativo Cittamobi feitos pelos usuários do transporte público na cidade. Lançado em maio deste ano e atualizado em setembro com sua versão 4.0, o app tem sido ponto chave para mudanças e melhorias no sistema de transporte. Até o momento, cerca de 520 mil pessoas baixaram o software. Quase dez milhões de acessos são feitos em média todos os meses pelos usuários. Cada acesso, no entanto, permite dezenas de consultas e interações diferentes.
O número de consultas a pontos de paradas chegou a mais de 16 milhões no mês de novembro. Através do Cittamobi é possível saber quais são os pontos mais próximos de onde ele está, quais as linhas disponíveis em cada parada, a previsão de chegada dos ônibus com até duas horas de antecedência e se os coletivos são ou não adaptados para pessoas com deficiência. É possível ainda marcar as linhas e pontos de preferência, visualizar os arredores do local através do Google Maps e habilitar um alarme para ser disparado quando o coletivo estiver próximo do ponto de destino.
Além disso, a versão atualizada em setembro passou a possibilitar a interação do usuário com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Até este mês, já foram registrados mais de 10 mil reports, que são direcionados ao CCO, onde todo o sistema de transporte é monitorado 24 horas por dia, em tempo real, através de GPS. Dentre as informações recebidas, as de maior destaque são: solicitação de novas linhas (23%), veículo que não parou no ponto (11%) e avaliação dos motoristas (7%). A população pode informar também como está a limpeza do coletivo e do ponto de ônibus, se houve desvio de itinerário, se há alguma situação de violência, se o veículo está lotado, detalhar nível de segurança e avaliar abrigos, entre outras opções.
“A partir desta plataforma de gestão estamos identificando os aspectos mais críticos do sistema de transporte público e realizando ações para inverter este cenário. É de extrema importância a atuação do usuário pois ele deixa de ser mero telespectador e passa a ser nosso fiscal e contribuir para a evolução desse sistema”, afirmou o secretário de Mobilidade, Fábio Mota. O aplicativo está disponível para IOS e Android, mas quem não possui aparelhos com esses recursos pode fazer o mesmo tipo de acesso através do site cittamobi.com.br, o qual teve mais de 158 mil consultas no mês de novembro.