Uma das principais preocupações a ser trabalhada com os alunos durante a ação é o dano costeiro e marinho causado por um tipo de resíduo difícil de ser identificado em um primeiro contato com a praia, o microlixo. Mesmo com a coleta dos resíduos sólidos efetuada pelo poder público, fragmentos de plástico e lixos difíceis de serem coletados, como bituca de cigarro, palitos de picolé e sacolas plásticas, vão para os oceanos com um imenso dano ao ecossistema marinho.
Desta forma, a ação visa a sensibilizar os diversos atores que frequentam as praias, seja para lazer, prática esportiva ou atividade comercial, da sua responsabilidade individual e coletiva com o correto descarte do lixo produzido.
A campanha irá integrar o projeto pedagógico Conexão Vida, realizado pela unidade escolar. “O Conexão Vida é um olhar da comunidade escolar CPM Ribeira para sustentabilidade, prevenção da vida e melhoria do meio ambiente, que analisa as ações dos seres humanos no espaço e tempo, e suas consequências ao meio ambiente”, explica a diretora do CPM Ribeira, Ana Carine Morais.