“O governador Rui Costa demonstrou mais uma vez a sua face fascista, bem na linha de seu companheiro, o presidente venezuelano Nicolás Maduro”, afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA). Para o parlamentar, o governante baiano incitou a agressão de militantes aos prefeitos João Dória Jr. e ACM Neto, quando desequilibradamente criticou publicamente a Câmara de Vereadores de Salvador por conceder a um adversário político o título de cidadão soteropolitano. “Rui Costa promoveu a violência e demonstrou total desrespeito à democracia”.
Na noite dessa segunda-feira (07/08), o prefeito de São Paulo, João Dória Jr., recebeu o título de cidadão de Salvador, votado e aprovado pelo plenário da Casa. Militantes ligados ao PT, PC do B e outros partidos de esquerda promoveram uma verdadeira baderna na frente da Câmara Municipal desde o final da tarde. Quando Dória, acompanhado do prefeito ACM Neto, tentava acessar o local do evento, o grupo de baderneiros, com cerca de 30 pessoas, começou a arremessar ovos nele e na comitiva.
“Por mera perseguição política, o governador não só criticou a autonomia de um poder independente como patrocinou uma horda de militantes e pelegos remunerados a R$ 70 para promover violência contra adversários políticos. É um episódio grave que demonstra despreparo total de alguém que deveria exercer a função de chefe de Estado, e não líder baderneiro”, protestou Aleluia.