A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) promove, até o final do Carnaval de Salvador, uma série de ações de mobilização com distribuição de panfletos, adesivos e cartilhas informativas, dentro da campanha “Fique de Olho”, que tem como objetivo sensibilizar turistas de fora e da Bahia, além dos soteropolitanos, para a necessidade de denunciar o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de alertar para a violação dos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), idosos e pessoas com deficiência.
Um grupo de mobilizadores está distribuindo materiais informativos em diversos pontos de Salvador, como pontos de táxi, rodoviária, aeroporto, nas estações do metrô e estações de transbordo. Além disso, durante a folia, as ações ocorrerão nos locais de acesso e dentro dos circuitos. Uma campanha digital, através de sites e redes sociais, também está sendo realizada para ampliar o alcance da campanha.
“Uma campanha que alerta que questões importantes e que, infelizmente, estão presentes na nossa sociedade. São práticas criminosas, que precisam ser combatidas. Eu já estou de olho e alerta para as denuncias”, comentou o educador físico Frederico Almeida, que pela terceira vez, deixa Goiânia para passar o Carnaval em Salvador.
“É fundamental que qualquer pessoa faça a denúncia. É um dever nosso ligar para o disque 100 ou para o telefone do Plantão Integrado (3116-0567) para relatar qualquer episódio envolvendo a violação dos direitos de crianças e adolescentes. Nossa equipe estará a postos para trabalhar junto com todas as autoridades competentes para atender às denúncias que cheguem durante todos os dias da folia”, afirmou o secretário Carlos Martins, que pelo segundo ano comanda as ações durante o Carnaval.